Ápis Ciências 3º ano

15 UNIDADE 1 | CAPÍTULO 1 – MANUAL DO PROFESSOR Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. 15 CAPÍTULO 1 Camarão-rosa. Jacaré-de-papo-amarelo. Desafio 6 Faça uma pequena ficha de descrição dos animais que podem ser encontrados no jardim da escola ou pr—ximo a ela. Resposta pessoal. ZigKoch/NaturezaBrasileira ManfredRuckszio/ Shutterstock Lesma. 2,5 m 7 cm Compartilhe seu texto com os colegas. FabioColombini/ Acervo do fotógrafo 4 Complete o texto para comparar o corpo de dois animais. Alslutsky/Shutterstock FabioColombini/Acervodo fotógrafo Minhoca. Libélula. 5 Observe o corpo destes animais. Depois, escreva no caderno um texto com- parando-os, seguindo o exemplo da atividade anterior. Compartilhe suas fichas de descrição com os colegas. A m inho c a tem o c o r p o m o l e. E l a n ã o p o s su i p e rnas n em as a s. A lib é lula p o s su i 4 as a s e 6 p e rnas. E l a p o d e v oa r. A m inho c a n ã o v oa . A lib é lula p o s su i 2 antenas e a m inho c a n ã o p o s su i n enhuma. 8 cm Resposta pessoal. 18 cm cerca de 10 cm É o caso de duas novas espécies de lagartos, per- tencentes a um novo gênero, Rondonops , uma homenagem ao marechal Cândido Rondon, ex- plorador da Amazônia no início do século 20. [...] O lagarto do gênero Rondonops é um animal pequeno. Seu comprimento, da ponta do focinho até a base da cauda, é de 6,5 cm, sendo que a cau- da pode ser até três vezes maior que o seu corpo. “É um bicho fossorial, que vive fuçando. Tem uma cauda longa e uns bracinhos pequenos, que cam colados ao corpo. Ele se locomove como se fosse uma cobra, quase que nadando entre as folhas caídas, num movimento serpentiforme”, explica Guarino Colli, referindo-se ao R. biscutatus . [...] MOON, P. Brasil é o terceiro maior celeiro de répteis. Agência FAPESP . Disponível em: <http:// agencia.fapesp.br/brasil_e_o_terceiro_maior_ celeiro_de_repteis/22865>. Acesso em: nov. 2017. Orientações didáticas Atividade 5 Verifique se os alunos indicamnos textos que a lesma temo corpomole e não tem pernas; o camarão-rosa tem cinco pares de pernas, possui antenas e uma carapaça dura; o ja- caré-de-papo-amarelo tem quatro pernas e uma longa cauda. Atividade 6 Oriente os alunos na confecção das fichas da seção Desafio . Uma sugestão é usar as anotações feitas durante a realização da Atividade prática deste capítulo. Os alunos poderão organizar essas informa- ções anotadas no formato de fi- chas, semelhantes às que são apre- sentadas na página 13 do Livro do Estudante. Filme Procurando Nemo . Direção Andrew Stanton. Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, 2003, 100 min. A vida marinha é explorada em toda sua diversidade nesse filme. Durante a procura pelo peixe Nemo é possível verifi- car características do corpo de peixes, tartarugas, anêmonas e águas-vivas, além das rela- ções entre eles. Diversos te- mas podem ser abordados em sala de aula a partir da obra: além da descrição dos animais e seus hábitos alimentares e de sobrevivência, a relação funcional entre os seres vivos marinhos, incluindo a de pre- dador e presa. Além disso, ou- tras questões também podem ser trabalhadas, como o res- peito às diferenças – o perso- nagem Nemo apresenta defi- ciência em uma das nadadei- ras e a personagem Dory tem problemas de memória –, a superação de medos e a deli- cada relação entre pai e filho. Sugest‹o de...

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=