Ápis Matemática 3º ano

54 MANUAL DO PROFESSOR – UNIDADE 2 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. 54 cinquenta e quatro 4 ATIVIDADE ORAL EM GRUPO (TODA A TURMA) Veja agora estes quadriláteros. Eles são chamados de paralelogramos . Observe mais estes quadriláteros. Eles são chamados de trapŽzios . a) Converse com os colegas. Quais são as características comuns a todos os paralelogramos? E quais são as características comuns a todos os trapézios? Respostas pessoais. b) Interpretem esta frase. Resposta pessoal. Dizemos que os paralelogramos têm 2 pares de lados paralelos e os trapézios têm um único par de lados paralelos. 5 Observe os contornos e complete as afirmações com as letras correspondentes. Os contornos A , C e D são quadriláteros. Desses 3 quadriláteros, o contorno D é um paralelogramo e o contorno C é um trapézio. Ilustrações:Bancode imagens/ Arquivodaeditora Bancode imagens/Arquivo daeditora A B C D Contorno Atividade 4 Nesta atividade são trabalhados novos reconhecimentos e classifi- cações de quadriláteros, apresen- tando agora os paralelogramos e os retângulos. Novamente, os alu- nos devem dar suas respostas a partir da observação das figuras, sem usar as ideias de ângulo, pa- ralelismo, perpendicularismo, seg- mento de reta e outras, que serão vistas nos anos seguintes. No item a , ao descrever as carac- terísticas comuns a todos os para- lelogramos e a todos os trapézios, é esperado que os alunos digam, com as próprias palavras, que nos paralelogramos os lados opostos “caminham” na mesma direção e, nos trapézios, apenas 2 lados opos- tos “caminham” na mesma direção. Atividade 5 Para completar as frases desta atividade, os alunos devem obser- var as figuras e perceber as carac- terísticas delas, como a quantidade de lados e a posição relativa dos lados. Sugestão de atividade • Proponha novamente uma atividade com o geoplano e barbantes ou elásticos coloridos, para que os alunos representem quadriláteros. A cada figura construída no geoplano, eles devem registrar, em uma folha à parte, o nome e as características do quadrilátero correspondente.

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