Ápis Matemática 4º Ano

77 UNIDADE 3 – MANUAL DO PROFESSOR Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. 77 setenta e sete 12 1 2 3 4 56 7 8 9 10 11 Medida de tempo Horas, minutos e segundos 1 Complete as frases abaixo e a frase na ilustração da lousa com o que você já conhece. Nos relógios de ponteiros, o ponteiro pequeno marca as horas . Como 1 dia tem 24 horas, os horários vão de 0 hora até 24 horas. 2 Observe os relógios de ponteiros e os relógios digitais. a) Complete com o que falta. EstúdioMil/Arquivodaeditora Até o meio-dia , os horários vão de 0 a 12 . Do meio-dia até a meia-noite , os horários vão de 12 a 24 . Três horas (3 h). 12 1 3 5 15 Quinze horas (15 h). b) Indique mais estes horários, como nos exemplos dados. 3 Carol estuda no período da tarde. As aulas dela terminam às 17 horas. Desenhe no espaço ao lado um relógio de pontei- ros e um relógio digital marcando esse horário. Ah! Ilustração/Arquivoda editora Ah! Ilustração/Arquivo daeditora Bancode imagens/Arquivo daeditora Bancode imagens/Arquivo daeditora 17 5 12 1 5 17:00 1 12 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Banco de imagens/ Arquivo da editora Ah! Ilustração/Arquivoda editora Ah! Ilustração/Arquivoda editora Ah! Ilustração/Arquivoda editora Ah! Ilustração/Arquivoda editora 3 0 0 0 5 1 0 0 12 1 2 3 4 56 7 8 9 10 11 12 1 2 3 4 56 7 8 9 10 11 As imagens não estão representadas em proporção. 1 dia te m 24 h o r as. Até o meio-dia. Depois do meio-dia. Seis horas (6 h). 12 1 8 5 20 Vinte horas (20 h). Nove horas (9 h). 12 1 11 5 23 Vinte e três horas (23 h). 0 6 0 0 2 0 0 0 0 0 0 9 2 3 0 0 Bancode imagens/ Arquivo da editora Bancode imagens/ Arquivo da editora Bancode imagens/ Arquivoda editora Banco de imagens/ Arquivoda editora 12 1 2 3 4 56 7 8 9 10 11 12 1 2 3 4 56 7 8 9 10 11 12 1 2 3 4 56 7 8 9 10 11 Medida de tempo Exploramos neste tópico as no- ções de hora, minuto e segundo, retomando e aprofundando o que foi estudado no 3 o ano. Pergunte aos alunos quais das unidades de medida de tempo eles conhecem e se sabem a relação entre elas. Espera-se que eles se lembrem que 1 hora 5 60 minutos. Atividade 1 Nesta atividade, retomamos a relação 1 dia 5 24 horas e, portan- to, os horários de um dia de 0 hora até 24 horas. Mostre aos alunos relógios digi- tais configurados para apresentar os horários de 0 a 24 e, depois, configurados para apresentar os horários de 0 a 12 AM e PM. Reto- me com eles as siglas AM e PM, verifique se conseguem se recor- dar do significado delas (antes do meio-dia e pós meio-dia) e em quais horários cada uma delas apa- rece no relógio. Retome com os alunos um pou- co da história relacionada às medi- das de tempo e aos instrumentos usados para medir e registrá-lo, estudada em anos anteriores. Faça a conexão com os conteúdos ex- plorados nas aulas de História. Atividade 2 Pergunte aos alunos quem tem re- lógio, se é de ponteiros ou digital e qual é a diferença entre esses relógios. Chame a atenção deles para o fato de que, nas horas exatas de- pois das 12 horas, por exemplo, podemos dizer 22 h ou 10 h da noi- te, 13 h ou 1 h da tarde. Atividade 3 Esta atividade trabalha amarcação de um horário em um relógio analó- gico e em um relógio digital. Verifi- que o posicionamento dos ponteiros no relógio analógico: ponteiromenor (das horas) no número 5 e ponteiro maior (dos minutos) no número 12. Sugestão de atividade • Proponha aos alunos que confeccionem um novo jogo da memória e um novo jogo de dominó, agora com medidas de tempo. Eles devem confeccionar pares com a imagem de um relógio digital e a imagem de um relógio de pontei- ros indicando o mesmo horário, em horas exatas. Fique atento para que não haja ambiguidade na formação dos pares, como os horários 5 horas da manhã e 17 horas, que têm representações diferentes no relógio digital, mas têm a mesma representação no relógio de ponteiros. Reúna os alunos em grupos e peça a cada grupo que con- feccione um jogo. Em seguida, eles trocam o jogo com ou- tro grupo e jogam algumas partidas. No decorrer deste tópico, retome esses jogos e peça aos alunos que criem novos pares, com horários em horas, minutos e segundos.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=