Ápis Matemática 5º ano

MANUAL DO PROFESSOR – UNIDADE 1 14 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Para iniciar As atividades desta página per- mitem umprimeiro contato dos alu- nos com conteúdos que serão abor- dados na Unidade, como números naturais, ordens e escrita deles. Para isso, apresentamos pergun- tas relacionadas à cena de abertura da Unidade e, em seguida, outras questões com os mesmos temas. Conduza as atividades oralmente, permitindo que eles conversem entre si. Explore e valorize os conhe- cimentos prévios de cada um. É possível que alguns alunos não consigam responder a todas as questões. No final da Unidade, você pode retomar estas ativida- des e, com eles, comparar as res- postas e verificar os conhecimen- tos adquiridos. Nas perguntas feitas pelos per- sonagens, são pedidas a identifi- cação do uso dos números nas notícias, o valor posicional do alga- rismo de um número e a escrita de uma quantia em reais. São citadas situações em que os números são utilizados como medida de tempo, medida de dinheiro, quantificação e ordenação. Verifique se os alunos identifica- ram corretamente o número 3 na notícia sobre esportes. Ressalte a diferença entre número e algarismo usando os exemplos apresentados. As demais questões têm o enfo- que no significado de algumas or- dens dos números e na composi- ção de números. No item c , a decomposição aparece relaciona- da às diferentes possibilidades de compor 4 notas para obter uma quantia dada. Livro Veja outra sugestão de leitura que pode ser proposta aos alunos nesta Unidade. 20000 léguas submarinas. Júlio Verne. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015. Nesse livro, o persona- gem Capitão Nemo, a bordo do fantástico submarino Nautilus, percorre o planeta atacando navios de guerra e, paradoxalmente, ajudando povos que lutam pela liberdade. Fascinado por ciência e tecnologia, o autor Júlio Verne aproveitava as poucas horas de folga para estudar matérias relacionadas com esses assuntos, adquirindo conhecimentos que lhe permitiram misturar ficção e realidade, conceber máquinas impensáveis na época e descrever explorações que só ocorreriam muitos anos depois. Sugest‹o para o aluno Reprodução/Ed. Companhia das Letrinhas 14 Para iniciar catorze ou quatorze Os números aparecem constantemente nas informações que recebemos. Por isso, é muito importante conhecê-los bem para entender o significado deles nas notícias transmitidas e nos produtos anunciados nos diferentes meios de comu- nicação. Nesta Unidade prosseguimos o estudo dos números no sistema de numeração decimal. ● Analise a cena das páginas de abertura desta Unidade. Converse com os colegas e respondam às questões a seguir. ● Converse com os colegas sobre as questões seguintes. a) Qual é o significado destas expressões? b) Qual número obtemos ao fazer a composição 5000 1 600 1 9? 5609 c) Como podemos obter a quantia de R$ 210,00 com 4 notas? 2 notas de R$ 100,00 e 2 notas de R$ 5,00; ou 1 nota de R$ 100,00, 2 notas de R$ 50,00 e 1 nota de R$ 10,00. dezena centena unidade de milhar dezena de milhar Na notícia sobre esportes, o número 3 está indicando contagem ou medida? O que indica o algarismo 8 no número 28537? Contagem (3 gols); 8 unidades de milhar ou 80 centenas ou 800 dezenas ou 8000 unidades. Como se escreve 100 mil reais com todos os algarismos? R$ 100000,00 Qual número está indicando uma ordenação? O 2 (em “2 o tempo”). Ilustrações:EstúdioFélixReiners/Arquivo daeditora 10 unidades ou 2 a ordem no sistema de numeração decimal. 1000 unidades ou 4 a ordem no sistema de numeração decimal. 100 unidades ou 3 a ordem no sistema de numeração decimal. 10000 unidades ou 5 a ordem no sistema de numeração decimal. No cabeçalho da página de notícias, o que o número 12 indica? O dia do mês.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=