Ápis Lígua Portuguesa 5º Ano

Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. MANUAL DO PROFESSOR – UNIDADE 3 114 Placa 3. De volta ao zoológico. Todas essas palavras são proparoxítonas . h) Quantas foram acentuadas? Todas (sete, contando com o título da placa). i) Alguma delas deixou de ser acentuada? Nenhuma. j) Descubra qual é a regra de acentuação dessas palavras proparoxítonas e escreva-a a seguir. Aguarde para ler e saber se você acertou. Sugestão: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. 2 Complete com as palavras representadas pelos desenhos. Não se esqueça da acentuação. a) Para a receita preciso de uma de leite em . xícara / pó b) O que eu quero é de . picolé / abacaxi c) Vamos jogar ali no . dominó / sofá d) Gosto de , e . pêssego / caju / maracujá Quais palavras não precisaram de acento? Por quê? Abacaxi e caju. Porque são oxítonas, mas não terminam em -a , -e , -o , -em , -ens . ZOOLÓGI CO CÁGADO HIPOPÓTAMO BÚFALO ANTÍLOPE TARÂNTULA PÁSSAROS Reprodução/Arquivoda editora Ilustrações: MarcosGuilherme/ Arquivoda editora UNIDADE 3 114 Atividade 1, item j Também aqui é importante que os alunos, primeiramente, obser- vem e escrevam a regra a seu modo. Deixar que alguns comen- tem suas respostas e, em seguida, compor e registrar a regra coleti- vamente. Atividade 2 É importante que os alunos acen- tuem as oxítonas e proparoxítonas com segurança nesta etapa da aprendizagem, discernindo as pa- lavras que não necessitam de acen- tuação. Se houver dificuldade quan- to às frutas, que nem sempre fazem parte da produção da região, aju- dá-los, falando o nome delas.

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