Documento orientador pedagógico para os coordenadores

13 Além das obras impressas, os professores tanto da Educação Infantil como de anos iniciais do Ensino Fundamental, receberão materiais digitais, com conteúdo complementar compostos por planos de desenvolvimento (anual e bimestrais), 4 sequências didáticas e propostas de acompanhamento da aprendizagem (fichas de acompanhamento para Língua Portuguesa e Matemática e provas bimestrais e seus respectivos gabaritos comentados). Desta forma, ao analisar as diferentes obras, é primordial, avaliar se o seu uso irá contribuir para o alcance dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, em Educação Infantil, e as habilidades, para o Ensino Fundamental, contribuindo para o pleno desenvolvimento das competências, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ao proceder a escolha dos livros didáticos é importante que coordenadores e professores leiam com muita atenção este documento orientador e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A tarefa, em conjunto com professores e coordenador pedagógico da escola, é analisar as resenhas contidas no guia, além das dicas deste documento e escolher os livros a serem utilizados nos próximos quatro anos (para os professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e para os próximos 3 anos para os professores de Educação infantil). Não esqueça de verificar se a obra escolhida é adequada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e à realidade sociocultural da comunidade. O grupo de professores, com a concordância do Coordenador Pedagógico, deverá selecionar duas opções para cada disciplina, pois, caso não seja possível a entrega da primeira opção, a escola receberá a segunda coleção escolhida. Desta forma, seja criterioso na escolha das duas opções. Para receber os livros didáticos do PNLD sua escola deve estar inscrita no Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – e fazer a adesão formal ao Programa. Os livros selecionados chegam à escola em um período que compreende, o fim do ano anterior ao atendimento e o início do próximo ano letivo e são distribuídos de acordo com projeções do censo escolar referentes aos dois anos anteriores ao ano do programa, pois são as informações disponíveis no momento do processamento da escolha feita pela escola. Assim, podem ocorrer pequenas divergências entre o número de livros e o de alunos. Coordenador pedagógico, você já deve ter percebido que seu papel de articulador das questões didáticas da escola passa também pelo de formador de professores e que essas atribuições todas incidem em uma boa preparação para a análise dos livros didáticos que irão ser escolhidos para uso nos próximos quatro anos, para as equipes de anos iniciais do Ensino Fundamental e três anos para as equipes de Educação Infantil. A seguir, destacaremos a importância do papel da coordenação pedagógica na instituição escolar.

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