Documento orientador pedagógico para os coordenadores

22 O que pretendemos aqui é discutir com você, coordenador pedagógico, como pode ajudar seu professor a planejar boas situações de aprendizagem em sala de aula para os alunos, pois uma boa aula precisa, antes de mais nada, de um belo e bom planejamento e para isso é necessário refletirmos sobre alguns aspectos. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS – Em primeiro lugar, saber o que os alunos já sabem sobre o conteúdo que se pretende ensinar, a partir de seus conhecimentos prévios, para que se possa montar uma aula ou uma sequência delas. Ou até mesmo para a elaboração de um projeto didático deve-se levar em consideração os saberes de seus alunos e a complexidade do conteúdo a ser ensinado. SITUAÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM QUE SE ASSEMELHAM ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DA VIDA Ao propor atividades em sala de aula, é necessário considerar como o conteúdo que se pretende ensinar se apresenta fora dos muros escolares, na vida real. A exemplo disso, podemos facilmente observar um conteúdo bastante discutido na atualidade que é a leitura. Para que ela faça sentido aos alunos, faz-se necessário que sua apresentação na sala de aula leve em consideração as práticas sociais de leitura que se apresentam na vida, com seus propósitos, suas interações e contextos. Em muitos casos os alunos não conseguem estabelecer relações entre as vivências leitoras em sala de aula com suas próprias experiências fora dela, criando assim uma dicotomia entre estas duas esferas. Ler na escola trata-se, em muito casos, de responder a questões vinculadas ao conteúdo lido; em contrapartida, ler na vida trata-se de uma ação dentro de um contexto.

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