Documento orientador pedagógico para os coordenadores

25 Além dos aspectos elencados anteriormente, sabemos que no dia a dia, outros aspectos que permeiam a sala de aula devem ser levados em consideração, como o perfil dos estudantes, da escola da própria comunidade, dos familiares, entre tantos outros que influenciam o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos em sala de aula. Coordenador, as situações que traremos nas próximas páginas são relativas a propostas que encontramos em livros didáticos, que garantem aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos. Mas é importante que seus professores saibam articular conhecimentos sobre esses pontos: os conhecimentos prévios dos alunos; as situações de ensino e de aprendizagem que se assemelham as práticas sociais da vida (com propósito comunicativo e didático claros); a organização dos alunos – em agrupamentos produtivos ou não; a garantia de que a informação circule; a atividade se constituir em um desafio possível para os alunos; e o compartilhamento das diferentes ideias e estratégias.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=