Documento orientador pedagógico para os coordenadores

28 T er emmãos diferentes materiais didáticos para usar em sala de aula pode ser uma grande vantagem, para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem. Mas aí vem a dúvida: como organizar o fazer pedagógico com tantos materiais para serem utilizados? Para responder a essa pergunta podemos usar uma única palavra: planejamento. Se o professor precisa organizar o tempo escolar definindo uma rotina de trabalho, será possível trabalhar com diferentes materiais didáticos. Ao estabelecer uma rotina, o professor estará organizando a sequência de atividades que deverão ser desenvolvidas ao longo da semana. Uma rotina organizada faz comque os alunos completem suas tarefas e que o professor cumpra os objetivos educacionais. Uma rotina deve ser planejada, a partir da premissa, de que alguns momentos precisam ser periodicamente repetidos. As crianças necessitam ter um cotidiano estável e definido, para que possam se sentir mais seguras e desenvolverem sua autonomia. Para o professor, a rotina pré-estabelecida pode auxiliar o planejamento das aulas, facilitando a separação antecipada de materiais e a reserva de espaços para o desenvolvimento de cada atividade, especificando os momentos em que serão utilizados os diversos espaços da escola, como: quadra de esportes, laboratório, sala de informática, sala de leitura, entre outros, também garantindo diferentes organizações dos alunos, seja individualmente, em duplas ou em grupos. O importante é diversificar as aulas, não esquecendo que estas necessitam favorecer o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, assimcomo previsto nas 10 competências gerais para a Educação Básica da BNCC. As atividades planejadas devem garantir desafios que ponhamem jogo o protagonismo, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo. Então, o que é necessário garantir na organização da rotina do professor? 1. O cumprimento da grade horária contida na Matriz Curricular da sua rede de ensino. A seguir, temos um exemplo “fictício” de uma grade horária (também chamada de “Matriz curricular” em algumas redes). DISCIPLINARES BASE NACIONAL COMUM TOTAL GERAL Língua Portuguesa Matemática História Geografia Ciências Arte Educação Física 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 25 25 25 25 25 2 2 2 2 ANO/AULA 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

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