Documento orientador pedagógico para os coordenadores

40 A organização curricular é ponto fundamental no compromisso em ofertar uma educação de qualidade. Como sabemos, o currículo escolar requer uma organização dos tempos e espaços em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos. Muitas redes de ensino fazem a opção de integrar as disciplinas de Ciências, História e Geografia na área de Sociedade e Natureza. Os componentes curriculares, porém, costumam ser organizados por disciplinas e de forma canônica, assim, visando organizar o fazer pedagógico e diminuir a fragmentação do conhecimento. As obras Interdisciplinares estão organizadas pelo agrupamento de disciplinas. Assim, você tem a sua disposição duas formas de organização das obras, uma integrando as disciplinas de História e Geografia e outra com as disciplinas de Ciências, História e Geografia. Ao optar por um enfoque integrador é possível oferecer ao aluno ferramentas potentes, vinculando a aprendizagem a questões da realidade e aproximando teoria e prática. Desta forma, é importante escolher uma obra que paute sua metodologia na resolução de problemas (como já discutido anteriormente neste documento), por meio de atividades que desenvolvam habilidades fundamentais que perpassam todo o currículo das disciplinas integradas. Coordenador, em conjunto com o professor, observem se as obras fornecem elementos para que os alunos discutam e reflitam a respeito das ações humanas, bem como, apresentem de forma articulada o processo de construção de conceitos a respeito do tempo, espaço, ambiente, cultura, ciência, tecnologia, comunicação e sociedade. É importante observar também se as obras contemplam as modalidades organizativas, as quais, a importante pesquisadora argentina Delia Lerner classifica em três grandes blocos de trabalho, que são as atividades permanentes, as sequências didáticas e os projetos didáticos. Elas funcionam como um jogo de encaixe, pois são peças complementares que podem ser usadas separadamente ou interligadas em blocos que devem ter como foco os objetivos e os conteúdos a se trabalhar. Para tanto, iremos detalhar a seguir o passo a passo de duas das três modalidades organizativas, o trabalho com projetos e com sequências didáticas.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=