Documento orientador pedagógico para os coordenadores

50 A s escolas, em sua grande maioria, independentemente da rede de ensino, possuemmomentos para a reflexão coletiva, conhecidos como “Horário de Trabalho Pedagógico”, em que todos os professores da escola, juntamente com um Professor Coordenador Pedagógico, se reúnem para aprofundarem seus conhecimentos, em relação ao ensino e à aprendizagem dos alunos. São momentos necessários para a formação em serviço e o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos do professor. Portanto, o tempo, muitas vezes bastante escasso, precisa ser cuidadosamente pensado pelo Coordenador Pedagógico, já que devemos priorizar nesse momento a formação continuada do professor e a discussão do grupo de professores. ATENÇÃO, PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO! Para saber mais sobre formação de professores, seus desafios e tomadas de decisões, destacamos o livro “Ensinar: tarefa para profissionais”, que promove uma reflexão sobre a formação dos professores do Ensino Fundamental, com base nos sistemas públicos de ensino e tomando como exemplo uma experiência de trabalho – o Programa Escola que Vale – um processo de formação continuada para profissionais da educação em redes públicas municipais. É composto por depoimentos de vários docentes e suas experiências em sala de aula, buscando na prática os melhores caminhos para o aprimoramento da educação no país. O livro foi organizado por Beatriz Cardoso, com textos de Delia Lerner, Tereza Perez e Neide Nogueira, e foi publicado pela Editora Record. Esse momento carece de uma pauta formativa de trabalho, na qual se reflita sobre a prática em sala de aula, no desenvolvimento dos conteúdos a serem ensinados para os alunos. Desta forma, uma pauta formativa de trabalho, deve contemplar, além dos conteúdos explicitados, estratégias formativas que qualifiquem o trabalho de reflexão sobre a prática. Assim, algumas estratégias que precisam ser contempladas dizem respeito a:

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=