Documento orientador pedagógico para os coordenadores

67 PREZADO COORDENADOR: Neste momento, é importante que você converse com eles a respeito da necessidade de se garantir na rotina as diferentes modalidades organizativas presentes nos materiais do PNLD 2019, assim como o tempo destinado para todas as atividades da rotina, com isso observe alguns aspectos: a) A rotina garante a leitura realizada pelo professor, como uma atividade permanente de sala de aula? b) A rotina propõe situações de aprendizagens a partir de uma sequência de atividades? c) Desenvolve pelo menos um projeto didático durante a semana? d) Garante atividades destinadas para todas as disciplinas do currículo da escola? e) Desenvolve os eixos de trabalho da Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Textos Escritos, Oralidade e Análise Linguística? f) Leva em consideração a natureza de cada um dos materiais do PNLD 2019? 6. Socialização da rotina elaborada por cada um dos grupos, iniciando pela do 1º ano e terminando na do 5º ano. 7. Autoformação. 8. Avaliação do encontro. Proceda a mediação da socialização dos grupos. É importante que todos os grupos verbalizem suas escolhas e a forma como pensaram na semana de aula planejada em uma rotina de trabalho. A autoformação é um aspecto muito valorizado nos profissionais. Desta forma, oriente os professores para que produzam uma rotina de trabalho de sua semana em sala de aula, para que possam trocar experiências em outros momentos. Explique que você irá organizar um momento para comentários e esclarecimentos de possíveis dúvidas. Solicite aos professores que verbalizem como foi vivenciar a dinâmica dessa sequência de reuniões pedagógicas destinadas ao PNLD e quais foram suas aprendizagens. Nesse momento, anote rapidamente os principais pontos levantados pela turma. Prezado Professor Coordenador, neste documento sugerimos uma série de seis pautas de trabalho em reuniões pedagógicas para qualificar ainda mais o seu trabalho na escola. São modelos para que você possa produzir seus materiais e, assim, fortalecer a natureza formativa típica da sua atuação nos momentos coletivos.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=