Documento orientador pedagógico para os coordenadores

69 Nossa intenção neste documento orientador é que você, Coordenador Pedagógico, se sinta preparado para proceder, junto com seus professores, a importante escolha dos materiais didáticos que farão parte do dia a dia da escola nos próximos quatro anos. Esperamos que as dicas e orientações aqui prestadas sejam acolhidas por vocês. Não se ensina a criança e o adolescente a pensar, deve-se ensinar a eles as ciências, as linguagens e as tecnologias como ferramenta para o seu próprio pensamento. O mundo está em constante mudança, o volume de informações é cada vez maior e seu acesso mais fácil. Desta forma, o grande diferencial dos profissionais do futuro é compatibilizar a velocidade das informações e a capacidade de aprender e assimilar as mudanças provocadas por essas informações. A escola tem que se preocupar com todas as dimensões da aprendizagem, para que possamos trazer a escola para o século XXI, por meio de uma arquitetura mais flexível da sala de aula e possibilitando uma formação sólida aos professores, para que possam trabalhar em um espaço capaz de permitir o desenvolvimento de diferentes abordagens de aprendizagem, em outras palavras, estratégias capazes de desenvolver habilidades de forma intencional, no currículo escolar. Acreditamos que as habilidades cognitivas e socioemocionais devem se articular de forma colaborativa no desenvolvimento escolar, pessoal e social de cada aluno. Desta forma, é com alegria que vemos a BNCC pontuar a importância das habilidades socioemocionais na formação de professores e alunos aptos para os desafios cotidianos e nossas obras contemplarem essas habilidades. A Somos Educação deseja contribuir para que todas as crianças e adolescentes tenham assegurado o seu direito constitucional à aprendizagem, no sentido mais amplo, como também na promoção da formação continuada dos professores para o desenvolvimento da educação integral de todos os alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS

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