Documento orientador pedagógico para os coordenadores

07 DOCUMENTO ORIENTADOR PARA OS COORDENADORES PREZADO (A) PROFESSOR (A) COORDENADOR (A), 1 Para os Professores de Educação Infantil, por indicação do Edital, só há material de professor. Isso também ocorre para os professores de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O presentematerial foi produzido pela SOMOS Educação (Ática,Scipione e Saraiva) emsuamissão de contribuir coma educação nacional. Ele não foi inscrito ou avaliado no Programa Nacional do Livro Didático, não constituindo documento oficial do referido programa. A produção deste documento orientador é uma parceria da SOMOS Educação comos coordenadores pedagógicos de todo o Brasil, coma intenção de apoiar o trabalho pedagógico e auxiliar omelhor uso dos materiais didáticos que serão disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2019. Neste documento você irá conhecer, de forma clara e objetiva, como estão apresentados os materiais do PNLD 2019 e também suas diferentes organizações: disciplinares, interdisciplinares e projetos integradores. Iremos dar dicas de como proceder a escolha de obras didáticas que tenham qualidade. Dessa forma, vamos apresentar o que caracterizam boas propostas didáticas, bons projetos integradores e boas sequências de atividades. Além disso, daremos algumas sugestões de organização da rotina escolar, considerando uma Matriz Curricular fictícia como exemplo a ser discutido por cada rede de ensino. E o mais importante, demonstraremos a forma de encaixar os diferentes materiais didáticos em uma rotina de trabalho possível de ser executada. Para tanto, apresentaremos situações hipotéticas de planejamento do trabalho em sala de aula utilizando os diferentes materiais disponíveis. Para potencializar nossa parceria com você, professor, ao adotar os livros didáticos do PNLD, você receberá, além do material do aluno e do professor 1 , o Manual do Professor em “U”, que apresenta o passo a passo das intervenções que devem ser realizadas por você. Os livros didáticos terão materiais digitais complementares, como o plano de desenvolvimento, o projeto integrador, as sequências didáticas, as fichas de acompanhamento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática e as provas bimestrais com gabarito. Esperamos, por meio destas orientações, poder auxiliar seu trabalho para a garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos, com o compromisso de formar crianças e adolescentes que desenvolvam o senso crítico, a curiosidade e a pesquisa. Desejamos também, que os alunos consolidem suas habilidades cognitivas e socioemocionais para seu sucesso acadêmico e pessoal.

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