Documento orientador pedagógico para os professores

16 Sabemos que você terá em mãos muitos e valiosos materiais para o trabalho didático no próximo ano e, diante disso, o que pretendemos aqui, é discutir com você, professor, como se dá o desenvolvimento para se planejar boas situações de aprendizagem em sala de aula, pois uma boa aula precisa, antes de mais nada, de um belo e bom planejamento e para isso é necessário refletirmos sobre alguns aspectos: OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS – Em primeiro lugar, verificar se os alunos já sabem sobre o conteúdo que pretendo ensinar, a partir de seus conhecimentos prévios. Para que possa montar uma aula, ou uma sequência delas, ou até mesmo a elaboração de um projeto didático, deve-se levar em consideração os saberes de seus alunos e a complexidade do conteúdo a ser ensinado. SITUAÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM QUE SE ASSEMELHAM ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DA VIDA – Ao propor atividades em sala de aula, é necessário que se leve em consideração como o conteúdo que se pretende ensinar se apresenta fora dos muros escolares, na vida real. A exemplo disso, podemos facilmente observar um conteúdo bastante discutido na atualidade que é a leitura, para que ela faça sentido aos alunos faz-se necessário que sua apresentação na sala de aula considere as práticas sociais de leitura que se apresentam na vida, com seus propósitos, suas interações e contextos. Emmuitos casos os alunos não conseguem estabelecer relações entre as vivências leitoras em sala de aula com suas próprias experiências fora dela, criando assim uma dicotomia entre essas duas esferas. Ler na escola trata-se, emmuitos casos, de responder a questões vinculadas ao conteúdo lido, em contrapartida, ler na vida trata-se de uma ação dentro de um contexto. A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS – Nos dias de hoje, muito tem-se falado na importância de se agrupar os alunos levando em consideração alguns critérios, o primeiro deles diz respeito aos seus conhecimentos, pois claro está que para um grupo ser produtivo é necessário que o conteúdo que desejamos ensinar possa ser desafiador a todos os integrantes de cada um dos agrupamentos da sala de aula. Deve-se considerar que os conhecimentos dos alunos devem ser próximos. Nesse caso específico falamos diretamente de duplas produtivas de trabalho. No período em que os alunos estão se alfabetizando a orientação é agrupá-los ponderando as hipóteses que possuem em relação ao sistema de escrita, como exemplo: alunos com escritas pré-silábicas e silábicas sem valor sonoro convencional devem ser agrupados com os alunos que já fonetizam a escrita, especificamente os que possuem escrita silábica com valor sonoro, assim ao produzirem uma lista de palavras ou a escrita de uma parlenda são desafiados a pensar em quantas letras são necessárias para a escrita de uma determinada palavra, bem como quais escolhas podem ser feitas considerando os sons de cada elemento sonoro da palavra. É por meio de tentativas como essa, que os alunos têm problemas para que juntos possam pensar e resolver a questão. Além desse critério, devemos pensar na relação interpessoal entre os integrantes do grupo.

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