Documento orientador pedagógico para os professores

38 A rotina diária da sala de aula deve ser extremamente pensada e cuidada, para o favorecimento das aprendizagens de todos os alunos que estão matriculados em determinada turma. A rotina organiza todo o trabalho a ser desenvolvido em sala, assim como orienta o nosso trabalho diário. Devemos pensar que uma rotina de trabalho não é cair em algo rotineiro, maçante, hermético, uma camisa de força tanto para professores como alunos, mas sim um espaço para a reflexão constante em relação ao ensino e à aprendizagem dos alunos, um espaço rico para se pensar em como organizar o trabalho diário, semanal e mensal, um espaço em que aprendemos a dosar os conteúdos a serem ensinados, garantindo todas as disciplinas que compõem o currículo da rede municipal, estadual/ distrital e as particulares/confessionais. Uma rotina compartilhada com as crianças demonstra o nosso respeito com suas aprendizagens e a crença de que estamos formando pessoas e partilhamos experiências de maneira conjunta e coletiva. Mas o que de fato, uma rotina de trabalho em sala de aula precisa contemplar? Essa é a pergunta que nos vem à mente toda vez que pensamos em uma ação como esta. Para isso, algumas situações são imprescindíveis. 1 . A leitura inicial realizada pelo professor – Fato é que uma rotina pensada nas necessidades de aprendizagens dos alunos precisa inicialmente contemplar uma leitura em voz alta realizada pelo professor. Desse modo os alunos podem ter acesso, por meio da voz do professor, a uma diversidade de textos literários e não-literários. Cabe ressaltar que a leitura do professor se torna ummomento rico, em que o aluno terá acesso a uma leitura realizada por um leitor mais experiente (o professor). Assumimos esse papel e, com isso, desenvolvemos, ao longo dos anos, comportamentos de leitor e de expectador atento, de um texto verbalizado por outrem. É por meio da escuta de textos bem escritos que os alunos vão se apropriando da linguagem escrita, presente nesses textos, principalmente a literária, a que mais repertoria a linguagem e a própria escrita das crianças. 2 . Situações de leitura realizada pelos alunos – A rotina diária deve contemplar situações emque os alunos sejamconvidados a ler textos adequados a sua faixa etária, demaneira autônoma, ou em duplas de trabalho.Mesmo emprocesso de alfabetização, os alunos devemser desafiados a lerem. Para isso, podemos trabalhar comos textos dememória, cantigas de roda, poemas rimados, listas, pois poderão utilizar tudo que sabememrelação ao sistema de escrita, para ler e compreender o que está escrito, bemcomo o ajuste entre o oral e o escrito. Emse tratando de alunos já alfabetizados e leitores, utilizam-se textos que eles possamcompartilhar seu conteúdo temático comos demais alunos da classe emuma roda de leitores. Os textos de divulgação científica, notícias de jornais e revistas costumamdespertar a curiosidade dos alunos, que poderão aprofundar as suas experiências comos textos escritos.

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