Documento orientador pedagógico para os professores

60 6.1 A sequência didática Todo início de ano letivo, você professor, se depara com novos desafios. O primeiro deles tem relação com a composição da turma de alunos, o que é sempre uma incógnita, pois sabemos que a cada ano recebemos alunos que aprendem de forma particular e ritmo próprio. Mesmo em suas diferenças, os anseios dos alunos são sempre os mesmos. Cada criança ou adolescente a você confiado tem a perspectiva de aprender coisas novas, de viajar pelo mundo do conhecimento, de vivenciar experiências até então desconhecidas, ou seja, de consolidar suas expectativas de aprendizagem, por meio da garantia de seus direitos de aprendizagem. Para que você dê conta de atender a totalidade dos alunos, considerando a diversidade e particularidade, se faz necessário um bom planejamento anual. Mas, como traçar um plano de trabalho que tenha equilíbrio entre a quantidade de conteúdos estabelecidos pelo currículo para determinado ano e a frequente escassez do tempo escolar? A escolha de quais conteúdos abordar e de qual metodologia de trabalho utilizar são questões primordiais para o sucesso do fazer pedagógico, ao longo do ano letivo. Para auxiliar esse processo, a escolha de um bom livro didático faz toda a diferença, pois ele pode traçar o percurso didático- metodológico para a execução desta tarefa que, em si, é tão complexa. Hoje, contamos com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que em sua estrutura descreve quais são os conhecimentos mínimos que devem ser desenvolvidos em cada ano escolar. Desta forma, um bom plano de trabalho, é aquele que articula, de forma dialógica, o PPT da escola com a BNCC. Assim, é importante ter em mãos, um material didático que aborde os conteúdos anuais de forma progressiva, desdobrando-os em propostas de atividades sistematizadas e organizadas. Existem diferentes modalidades organizativas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A sequência didática é uma delas. Mas o que é uma sequência didática? Como o próprio nome explicita, sequência significa ação de seguir, desta forma, sequência didática pode ser definida como etapas continuadas, um conjunto de atividades que objetivam o ensino de um conteúdo, etapa por etapa. Tais etapas são ligadas entre si por um conjunto de atividades que tornam o processo de ensino e de aprendizagem mais eficaz. Desta forma, uma sequência didática deve ser planejada e desenvolvida no intuito de alcançar um objetivo comum. Há algumas obras didáticas que são organizadas por sequências didáticas, desta forma, é necessário, um olhar atento na hora de sua escolha. Pensando em dar uma forcinha para aguçar seu olhar, vamos explicar como são planejadas e implementadas boas sequências didáticas.

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