Documento orientador pedagógico para os professores

65 Tema: assunto que será estudado e pesquisado. Objetivos: fim que se deseja atingir, meta que se pretende alcançar. Conteúdos: conhecimentos e habilidades que devem ser desenvolvidos pelo aluno, podem ser de natureza conceitual (fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser). Tempo: cronograma com prazos para cada etapa, delimitando a duração total do trabalho. Material: recursos e materiais previamente selecionados. Apresentação da proposta: compartilhamento com os alunos dos objetivos sociais e das etapas do trabalho. Planejamento das etapas: interligação das etapas, por meio de uma sequência de atividades com complexidade crescente. Encaminhamentos: perguntas que deverão ser feitas para encaminhar as atividades. Agrupamentos: organização dos alunos, em grupo, em duplas e individualmente, durante a realização das atividades. Produto: escolha de um produto que dê visibilidade ao processo de aprendizagem, às habilidades desenvolvidas e aos conteúdos aprendidos. Avaliação: protocolo de registro da participação e do aprendizado de cada aluno ao longo das etapas. CHECK LIST PARA DESENVOLVER UM PROJETO

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=