Documento orientador pedagógico para os professores

67 Referências ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos numa escola reflexiva . 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2004. ALMEIDA, Laurinda Rodrigues. O relacionamento Interpessoal na coordenação pedagógica . São Paulo: Loyola, 2003. BIANCHETTI, L. (Orgs.) A Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito . Petrópolis: Vozes, 1995. BICUDO, M. A V. - Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas . São Paulo: Unesp, 1999. BOYER, Carl B. História da Matemática . 2ª edição Sãp Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular : proposta preliminar – terceira versão revista. set/2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf >. Acesso em 10 jan. 2018. BRASIL. Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Edital do Programa Nacional do Livro Didático - 2019 . Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais- programas-livro/item/10521-pnld-2019>. Acesso em 9 abr. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão homologada . Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> . Acesso em 10 jan. 2018. BROUSSEAU, G. Les obstacles epistemologiques et les problemes e mathematiques. Recherches en Didactique des Mathématiques , v. 4, n. 2, 1983. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. História da Matemática e Educação . Caderno Cedes, 1ª ed. São Paulo: Papirus, 1996. _____________ - Filosofia da Educação Matemática . Belo Horizonte: Autêntica, 2001. D’Ambrósio, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990. FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa . Campinas: Papirus, 1995. FERREIRO, Emília. Cultura, escrita e educação . Porto Alegre, Artes Médicas, 2001. FREIRE, Paulo. Conscientização – Teoria e Prática da Libertação . 3ª edição. São Paulo: Editora Moraes, 1980. KLINE, Morris. O Fracasso da Matemática Moderna . São Paulo: Ibrasa, 1976. LERNER, Délia. Ler e escrever - O real, o possível e o necessário . São Paulo: Artmed, 2002. LOMANICO, Arce Ferreira. A atribuição do coordenador pedagógico . 3ª. ed. São Paulo: Edicon, 2005. LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Org.). Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas . Rio de Janeiro: DP& A, 2002.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=