Ápis Matemática 5º ano

25 UNIDADE 1 – MANUAL DO PROFESSOR Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Estatística Em cada atividade deste tópico há uma tabela ou um gráfico para ser interpretado. São apresentados gráficos de barras, de segmentos e pictóricos. Atividade 1 Auxilie os alunos na organização do texto-síntese do item d desta atividade e dos elementos impor- tantes a serem descritos. Além das perguntas feitas nesta atividade, peça a eles que propo- nham e respondam outras. Dê um tempo maior para que façam cor- retamente as interpretações e aju- de-os, se necessário. Atividade 2 Converse com os alunos sobre o que está representado em cada eixo do gráfico. No eixo horizontal, o nome dos alunos da equipe de Álvaro e, no vertical, o número de filmes. Converse também sobre a escala utilizada no eixo vertical, que mostra tracinhos de 1 em 1 e a numeração de 3 em 3. Oriente-os a utilizar uma régua ou traçar outras linhas horizontais para identificar o número de alunos cor- respondente às barras azul e laranja. Faça novas perguntas aos alunos, como: “Quantos filmes Fabiano viu a mais do que Álvaro?“; “Quais alunos assistiram a exatamente 18 filmes?“. Após os alunos elaborarem e responderem uma nova pergunta sobre o gráfico, como proposto no item d , sugira que copiem a per- gunta em uma folha à parte e en- treguem para um colega respon- der. Por fim, eles conferem juntos as respostas dadas. 25 vinte e cinco Estatística Interpretação de tabelas e gráficos 1 TABELA A seguinte questão foi proposta em uma votação na turma de Aline: Qual é seu animal doméstico favorito? a) Complete a tabela. b) Agora, responda: Qual animal teve maior frequência? Quantos votos ele teve? Cachorro; 12 votos. c) Quantos alunos votaram? 30 alunos. d) ATIVIDADE EM GRUPO Façam a mesma pesquisa em sua turma. Depois, escrevam no caderno um texto-síntese sobre ela. Nesse texto, descrevam como vocês fizeram a pesquisa, quantas pessoas responderam à pergunta e quais foram os resultados obtidos. Resposta pessoal. 12 1 8 1 7 1 3 5 30 2 GRÁFICO DE BARRAS Na volta das férias, cada equipe de uma tur- ma fez uma pesquisa a partir desta questão: Você assistiu a quantos filmes nas férias? O resultado da pesquisa feita pela equipe de Álvaro foi registrado neste gráfico de barras. Veja. a) Qual dos alunos dessa equipe assistiu a mais filmes? A quantos filmes esse aluno assistiu? Fabiano; 15 filmes. b) Qual dos alunos assistiu a exatamente 11 filmes? Débora. c) Quais alunos assistiram a mais do que 10 filmes? Todos. d) Formule mais uma pergunta sobre essa pesquisa e dê a resposta. Quantos alunos assistiram a mais do que 15 filmes? Nenhum. Exemplo de resposta: Equipe de Álvaro Andreia Débora Fabiano Álvaro 0 3 6 9 12 15 Aluno Número de lmes Bancode imagens/Arquivo daeditora Grá co elaborado para ns didáticos. As imagens não estão representadas em proporção. Animais domésticos favoritos da turma Animal Marcas Quantidade de votos Cachorro 12 Gato 8 Passarinho 7 Tartaruga 3 Tabela elaborada para ns didáticos. Estúdio FélixReiners/Arquivodaeditora

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