Ápis Matemática 5º ano

MANUAL DO PROFESSOR – UNIDADE 1 26 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Estatística Atividade 3 Converse com os alunos sobre os dados representados no gráfico de segmentos desta atividade. Nele, foram registradas com pon- tos as medidas de temperatura de 4 em 4 horas e esses pontos foram ligados para facilitar a visualização do comportamento dessas medi- das ao longo do dia. Por exemplo, entre 4 horas e 8 horas, a medida da temperatura subiu; porém, não é possível afirmar qual era a medi- da da temperatura às 6 horas, por exemplo, ou se ela era maior ou menor do que a medida da tempe- ratura às 4 horas. Comente com eles que esse tipo de gráfico também pode ser cha- mado de gráfico de linha . Após os alunos responderem ao item d desta atividade, pergunte a eles sobre a medida de tempera- tura mínima. Por exemplo: “Qual foi a medida da temperatura míni- ma registrada nesse dia? Em qual horário?“. Saiba mais Converse com os alunos sobre o gráfico que aparece neste Saiba mais . Pergunte, por exemplo: “Quais informações são apresen- tadas no eixo vertical?”; “Como podemos ler as informações sobre o número de alunos?”; “Você já viu outros gráficos que têm imagens representativas em vez de barras ou pontos?”. Atividade 4 Nesta atividade, os alunos de- vem pesquisar e escolher um grá- fico pictórico para levar para a sala de aula. Ao criar perguntas sobre o gráfico, oriente-os a se inspirar nas perguntas feitas nas atividades de 1 a 3 deste tópico. Ao final, peça que elaborem car- tazes com os gráficos pictóricos e as perguntas e respostas sobre eles, para que todos da turma pos- sam observá-los. Livro Cultive nos alunos o hábito da leitura, estimulando-os a ler o livro Bola no pé : a incrível história do futebol, de Luísa Massarani e Marcos Abrucio, sugerido nesta página, e a visitar a biblioteca da escola. Essa obra traz a origem e a história do futebol desde 2500 a.C., na China, até os dias de hoje. Sugest‹o para o aluno Reprodução/Ed. Cortez 26 vinte e seis 3 GRÁFICO DE SEGMENTOS Este gráfico mostra a evolução da medida da temperatura em uma cidade, registrada de 4 em 4 horas durante certo dia. a) Qual foi a medida da temperatura registrada às 20 h? E às 12 h? 24 ºC; 27 ºC. b) Em quais horários desse dia foram regis- trados 24 °C? Às 8 h, às 16 h e às 20 h. c) Dos registros feitos às 4 h e às 8 h, a medida da temperatura subiu ou caiu? Quantos graus? Subiu; 12 ºC. d) Qual foi a medida da temperatura máxima registrada nesse dia? Em qual horário? 27 ºC; às 12 h. e) Qual foi a variação da medida da temperatura registrada às 8 h e às 12 h? Subiu 3 ºC. f) Escreva no caderno um texto-síntese sobre os resultados obtidos nesta atividade. Resposta pessoal. 24 2 12 5 12 Banco de imagens/Arquivo da editora 27 2 24 5 3 Evolução da medida da temperatura 0 4 8 12 16 20 24 12 18 24 30 27 Horário Medida da temperatura (em ¡C) Grá co elaborado para ns didáticos. Livro Bola no pé: a incrível história do futebol . Luísa Massarani e Marcos Abrucio. São Paulo: Cortez, 2004. Sugestão de… Saiba mais Alguns gráficos, para ficarem mais bonitos e chamativos, trazem imagens relativas ao assunto deles. São os gráficos pictóricos . Veja um exemplo ao lado. VadimPonomarenko/Shutterstock Grá co elaborado para ns didáticos. Número do calçado dos alunos do 5 o ano Número de alunos 33 0 34 35 36 37 Número do calçado 4 PESQUISA ATIVIDADE EM GRUPO Respostas pessoais. a) Procurem um gráfico pictórico em revistas e jornais, recortem-no, colem-no em uma folha de papel sulfite e apresentem-no para toda a turma. b) Levantem questões referentes ao gráfico pictórico pesquisado e ao gráfico do Saiba mais e conversem com toda a turma para responder a elas.

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