Ápis Matemática 5º ano

27 UNIDADE 1 – MANUAL DO PROFESSOR Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Mais atividades Os assuntos estudados nesta Unidade são explorados e amplia- dos nas atividades deste tópico, em integração com outras discipli- nas e entre as Unidades temáticas de Matemática. Atividade 1 Retome com os alunos as medi- das do diâmetro dos demais pla- netas do Sistema Solar, conforme sugerido na página 18 deste Ma- nual, e peça a eles que respondam as perguntas desta atividade para todos os números. Atividade 2 Antes de propor esta atividade, escreva na lousa os sinais 5 , . e , e pergunte aos alunos o que cada um deles significa. Em seguida, proponha a resolução desta ativi- dade, pedindo a eles que compar- tilhem as estratégias usadas para fazer as comparações. Atividade 3 Esta atividade integra as Unida- des temáticas Números e Probabi- lidade e estatística , trabalhando com a ideia de chance. Relembre com os alunos o que são números palíndromos, estudados no livro do 3 o ano desta coleção. A cada item, peça a eles que justifiquem a resposta. Nos itens b , c e d , eles podem usar os pró- prios números para exemplificar as respostas. Atividade 4 Dê um tempo para que os alunos resolvam esta atividade e, em se- guida, peça a eles que expliquem passo a passo como pensaram para descobrir o número da adivinha. Proponha a eles que, em duplas, criem outras adivinhas como a des- ta atividade. Um aluno cria e o ou- tro tenta descobrir o número. Em seguida, invertem as funções. Incentive-os a usar números até 999999. Sugestão de atividade • Peça aos alunos que construam tabelas e gráficos de barras com dados fornecidos por você ou com dados de pesquisas que eles podem realizar. Por exemplo, podem observar a frase “É muito importante preservar os rios e as florestas.” e construir uma tabela e um gráfico com a quantidade de vezes que cada vogal aparece. Outro exemplo: os alunos fazem uma pesquisa sobre o time de futebol para que cada aluno da turma torce, construindo uma tabela e um gráfico com os 4 times mais votados. Os alunos podem representar as barras do grá co na vertical ou na horizontal. Ao nal, peça a eles que elaborem um texto-síntese sobre as atividades, auxiliando-os na organi- zação desse texto e dos elementos importantes a serem descritos. 27 vinte e sete Mais atividades 1 Omaior planeta do Sistema Solar é Júpiter, cujo diâmetro mede 142984 km. a) Quantas ordens esse número tem? E quantas classes? 6 ordens; 2 classes. b) Qual é o valor posicional do algarismo 2? 2000 c) Qual é a decomposição desse número? 100000 1 40000 1 2000 1 900 1 80 1 4 d) Como se lê esse número? Cento e quarenta e dois mil, novecentos e oitenta e quatro. e) Qual é o arredondamento dele para a centena de milhar exata mais próxima? 100000 2 Pense na sequência dos números naturais e complete com 5 (é igual a), , (é menor do que) ou . (é maior do que). a) 306200 . 36 200 b) 452380 , 452 830 3 Imagine que você vai girar um clipe nesta roleta. Complete cada afirmação com sempre , nunca ou ˆs vezes . a) Nunca vai cair um número ímpar. b) Às vezes vai cair um número maior do que 1000. c) Sempre vai cair um número palíndromo. d) Sempre vai cair um número menor do que 700000. 4 QUEM SOU EU? Sou um número entre 600 e 700. Tirando meu algarismo das centenas, obtém-se um número entre 40 e 50. Meu algarismo das unidades é igual ao das dezenas. 644 c) 500000 1 100000 5 3 3 200 000 d) 200000 4 2 , 300000 2 100 000 Bancode imagens/Arquivo daeditora 603306 88 212 4334 TeddyGraphics/Shutterstock Jœpiter.

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