Ápis Matemática 5º ano

MANUAL DO PROFESSOR – UNIDADE 1 28 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Vamos ver de novo? Esta seção encerra cada Unida- de do livro e permite, ao longo de cada uma delas, rever os conceitos e os procedimentos já trabalhados no ano em estudo e nos anos an- teriores. O objetivo é retomar as ideias e os procedimentos mate- máticos essenciais estudados, tra- zendo autoconfiança e segurança para cada aluno. Assim, a seção auxilia no desenvolvimento em es- piral dos conteúdos. Questione os alunos para averi- guar se eles têm dúvidas. As res- postas deles certamente trazem vários indícios do nosso trabalho e nos fornecem parâmetros sobre a necessidade ou não de replaneja- mento das aulas e das estratégias de ensino. Atividade 1 Dê um tempo maior aos alunos para que criem uma mensagem no item b desta atividade. Em geral, crianças dessa faixa etária se diver- tem com atividades desse tipo; por isso, apresente também outros có- digos e deixe que inventem dife- rentes mensagens para os colegas resolverem. Atividade 2 Esta atividade trabalha com a ideia de possibilidades , que se re- laciona às Unidades temáticas Nú- meros e Probabilidade e estatística . Os alunos devem responder de quantas maneiras diferentes as pessoas podem se sentar e, se qui- serem, podem fazer registros das maneiras. Ensine-os a representar da forma ABC ou A-B-C, por exem- plo, ou deixe-os livres para criar outras formas de representação. Atividade 3 Retome com os alunos as carac- terísticas do sistema de numeração romano, estudado no livro do 4 o ano desta coleção e registre na lousa alguns números utilizando o nosso sistema de numeração e o sistema de numeração romano. Sugestão de atividade • Volte à página 14 e peça aos alunos que respondam novamente às questões propostas. Ao retomá-las, eles têm a oportunidade de comparar as respostas dadas nos 2 momen- tos e podem verificar e analisar os conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade. VAMOS VER DE NOVO ? 28 EstúdioFélixReiners/Arquivodaeditora A B C vinte e oito 1 MENSAGENS CODIFICADAS Podemos usar os números naturais para codificar e decodificar mensagens. a) Veja o exemplo e decodifique as mensagens. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Mensagem codificada: 19 15 3 15 18 18 15! Mensagem decodificada: S O C O R R O! b) ATIVIDADE EM DUPLA Agora, use o mesmo código, invente uma mensagem e registre-a no caderno. Depois, passe para um colega decodificar. 2 POSSIBILIDADES De quantas maneiras diferentes, em relação à ordem, 3 pessoas podem se sentar em um sofá de 3 lugares? 6 maneiras diferentes: ABC; BAC; CAB; ACB; BCA; CBA. 3 SISTEMAS DE NUMERA‚ÌO Ao longo da história existiram vários sistemas de numeração. Um deles é o sistema de numeração romano, do qual ainda fazemos uso em determinadas situações. Você se lembra desse sistema de numeração? Vamos recordar. Complete o quadro usando os números das fichas. Resposta pessoal. C XV IX V X CV XXV CXII 10 4 105 5 9 110 100 7 15 1 000 25 112 X IV CV V IX CX C VII XV M XXV CXII O C U B O T E M D O Z E A R E S T A S 15 3 21 2 15 20 5 13 4 15 26 5 1 18 5 19 20 1 19 . E U V I V O N O B R A S I L 5 21 22 9 22 15 14 15 2 18 1 19 9 12 .

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=