Ápis Matemática 5º ano

29 UNIDADE 1 – MANUAL DO PROFESSOR Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. O que estudamos Esta seção traz um resumo dos conceitos abordados na Unidade. Peça aos alunos que leiam atenta- mente os conceitos e os exemplos de cada quadro e dê um tempo para que analisem os exemplos. Se achar conveniente, solicite a eles que deem novos exemplos de como cada conceito pode ser uti- lizado. Eles podem exemplificar as ordens, as classes, as decomposi- ções e a leitura de outros números naturais até 999999. Após o trabalho com esta seção, peça aos alunos que elaborem uma lista com as atividades de que mais gostaram e outra com as atividades em que tiveram maior dificuldade. Verifique se as atividades conside- radas mais desafiadoras foram com- preendidas e, caso haja necessida- de, retome-as. Se possível, peça a eles que se reúnam em duplas pro- dutivas, em que o aluno que domi- na determinado conceito possa ajudar aquele que ainda tem dificul- dade nesse mesmo conteúdo. As questões apresentadas no fi- nal desta página propiciam aos alu- nos refletir sobre seus estudos, suas atitudes e suas aprendizagens. Leia as perguntas para a turma e dê um tempo para que cada aluno reflita individualmente sobre elas. Aos alunos que desejarem, per- mita que relatem suas respostas, compartilhando-as com os cole- gas. Conforme eles forem ganhan- do maturidade de escrita, propo- nha também que escrevam as respostas em uma folha à parte. Guarde as produções em uma pas- ta ou peça a eles que anexem ao caderno, de modo que possam ser consultadas por você e por eles ao longo do ano. 29 O UE ESTUDAMOS vinte e nove Vimos as ordens e as classes em um número natural. • As ordens indicam a posição de cada algarismo e o valor correspondente. Retomamos as principais características do sistema de numeração decimal. • Agrupamos de 10 em 10 nas contagens. • Utilizamos 10 símbolos (algarismos). • Seguimos o princípio da posição decimal (o valor de cada algarismo depende da posição dele no número). Representamos ummesmo número de várias maneiras. 8427 8000 1 400 1 20 1 7 Oito mil, quatrocentos e vinte e sete. Ampliamos o estudo dos números ordinais. 9 o Nono. 10 o Décimo. 34 o Trigésimo quarto. 92 o Nonagésimo segundo. Você consegue ler e escrever, com algarismos e por extenso, qualquer número natural com até 6 algarismos? Respostas pessoais. Em atividades em grupo, você tem respeitado o momento de os colegas falarem? Lembre-se: quem respeita é respeitado. Fizemos arredondamentos e vimos várias aplicações dos números, como no preenchimento de cheques e na apresentação de informações estatísticas (em tabelas e gráficos). 7 3 2 4 7 5 1 a classe: das unidades simples 2 a classe: dos milhares Setecentos e trinta e dois mil, quatrocentos e setenta e cinco. 7 3 2 4 7 5 1 a ordem: 5 unidades 5 a ordem: 3 dezenas de milhar (30000 unidades) 2 a ordem: 7 dezenas (70 unidades) • As classes agrupam as ordens de 3 em 3, da direita para a esquerda, e facilitam a leitura dos números.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=