Vem Voar Matemática 2º Ano

166 Manual do Professor Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Dam d'Souza/Arquivo da editora Dam d'Souza/Arquivo da editora MAIS NÚMEROS NA RETA NUMÉRICA 1 Camila e seu irmão, Nícolas, vão passar férias no sítio dos avós. Observe a cena e complete as afirmações a seguir. a) O carro da família está passando pelo quilômetro 110 . b) A lanchonete fica no quilômetro 120 . Então, faltam 10 quilômetros para a família chegar à lanchonete. Veja a localização do número 120 na reta numérica. 106 108 116 110 112 114 Pai, estamos chegando na lanchonete? c) Agora é a sua vez! Localize os seguintes números na reta numérica representada acima. 140 160 180 200 120 100 80 90 110 130 150 170 190 105 145 185 A lanchonete fica no quilômetro 120. 130 90 190 170 110 150 105 145 185 2 Estas são as placas de sinalização que Camila e Nícolas viram em um trecho da estrada. Nesse trecho, as placas são colocadas de 2 em 2 quilômetros, mas algumas estavam apagadas. Complete as placas com a quilometragem que está faltando. As imagens não estão representadas em proporção. 166 Habilidades em foco EF02MA01 – Números Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). EF02MA06 – Números Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. EF02MA11 – Álgebra Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. EF02MA19 – Grandezas e medidas Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. Orientações didáticas Estas atividades trabalham a com- paração, a ordenação e o arredon- damento de números naturais, além de retomar a localização de números naturais na reta numérica. Atividade 1 Investigue se os alunos conhe- cem o símbolo km e se sabem o que é o quilômetro. Pergunte aos alunos se já observaram nas estra- das placas como a mostrada na ilustração. Aproveite para explicar que o quilômetro serve para medir comprimento, assim como o metro e o centímetro. Para melhor com- preensão, leve para a sala de aula um barbante com 1 metro de com- primento ou uma fita métrica com 1 metro de comprimento e comente que 1 km equivale a 1 000 vezes 1 metro. Depois, dê exemplos de distâncias medidas em quilômetro de alguns pontos de referência até a escola ou entre cidades. Antes de explorar a reta numérica, retome com os alunos a contagem de 10 em 10. Para isso pode-se, por exemplo, usar o ábaco de pinos e ir colocando argolas no pino das deze- nas e verbalizando a contagem.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=