Vem Voar Matemática 2º Ano

168 Manual do Professor Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Habilidades em foco EF02MA02 – Números Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias. EF02MA06 – Números Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. EF02MA18 – Grandezas e medidas Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda. Orientações didáticas Além de trabalhar com as ideias da subtração, estas atividades têm o objetivo de trabalhar com medidas de tempo. Incentive os alunos a usar diferen- tes recursos, como desenhos, mate- rial dourado, reta numérica ou mate- riais manipuláveis, para resolver as situações-problema propostas. Atividades 1 e 2 Permita aos alunos que resolvam os problemas da maneira como pre- ferirem. Socialize os diferentes modos de resolução e incentive o registro das operações que foram utilizadas para resolver esses problemas. Atividade 3 Leia com os alunos as frases e co- mente novamente que nos problemas há sempre uma pergunta ou mais perguntas para serem respondidas. Promova discussões sobre ele- mentos de um problema, por meio das questões: “Será que podemos começar um problema pela pergun- ta que ele apresenta? Por quê?”. Es- cute as justificativas dos alunos e destaque que a resposta precisa 168 MAIS SUBTRA‚ÍES 1 Para a viagem, as crianças levaram 20 morangos. Camila comeu 4 morangos e Nícolas comeu 6. Quantos morangos restaram ao final da viagem? AMJ Estúdio/Arquivo da editora a) Quantas bandeirinhas coloridas foram feitas? 17 bandeirinhas. b) E quantas bandeirinhas brancas as crianças fizeram? 38 bandeirinhas. c) Há quantas bandeirinhas brancas a mais do que as coloridas? 21 bandeirinhas. 3 Ordene as frases para que formem um problema. 3 Quantos limoeiros foram plantados no sítio? 2 20 árvores são laranjeiras e as demais são limoeiros. 1 Camila e o irmão ajudaram a plantar 34 árvores no sítio. ¥ Agora, resolva o problema. 14 limoeiros. 10 morangos. 2 As crianças fizeram bandeirinhas para enfeitar a casa da avó. Veja as bandeirinhas que elas fizeram. Palê Zuppani/Pulsar Imagens corresponder à pergunta, por exemplo: “Quan- tos botões coloridos...?”. Se na resposta apare- cer: “azul, amarelo, etc.”, questiona-se: “Foi perguntada a cor ou a quantidade?”; “Qual seria a resposta mais coerente?”.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=