Vem Voar Língua Portuguesa 5º ano

94 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Manual do Professor PENSANDO A LêNGUA Pontuaç‹o 1 Releia a primeira frase da crônica Um mundo lindo . Morreu o œltimo caracol da PolinŽsia. a) Assinale X na alternativa que melhor explica o uso do ponto final (.) nessa frase. O ponto final indica que a frase é uma pergunta. O ponto final indica uma suspensão na frase, que transmite um senti- mento de pena ou de lamento. X O ponto final indica que a frase é uma afirmação. O ponto final indica que a frase tem uma entonação, que transmite um sentimento de surpresa ou de revolta. b) Agora, leia essa mesma frase com o sinal de pontuação alterado para ponto de interrogação (?) , ponto de exclamação (!) e reticências (...) . Escreva o que o uso do sinal de pontuação indica em cada caso. • Morreu o último caracol da Polinésia? O ponto de interrogação indica que a frase é uma pergunta. • Morreu o último caracol da Polinésia! O ponto de exclamação indica que a frase tem uma entonação que transmite um sentimento de surpresa, de ênfase ou de revolta. • Morreu o último caracol da Polinésia... As reticências indicam uma suspensão na frase, que transmite um sentimento de pena ou de lamento. Os sinais de pontuaç‹o podem ser usados na escrita para indicar afirma- ções (no caso do ponto final), entonações (no caso de ponto de interrogação e ponto de exclamação) e hesitações (no caso de reticências). Os sinais de pontuação são fundamentais para a compreensão e a interpretação de um tex- to, pois ajudam a expressar as pausas e as entonações da fala e a transmitir emoções. 94 Habilidades em foco (p. 94-95) EF05LP17 EF05LP25 EF05LP29 EF05LP30 EF05LP41 EF35LP05 Orientações didáticas Atividade 1, item b • Leia as frases marcando bem as pausas indicadas por cada sinal de pontuação, a fim de que os alunos percebam sobretudo o va- lor melódico de cada um deles (interrogação, exclamação e re- ticências) e possam ir, aos pou- cos, identificando o efeito de sen- tido produzido pelo uso da pon- tuação expressiva. Reforce a me- lodia ascendente no final da frase interrogativa e a suspensão me- lódica ao ler a frase que se en- cerra com as reticências. Comen- te que a entonação exclamativa apresenta variações (podendo in- dicar espanto, surpresa, alegria, entusiasmo, súplica, etc.). Assim, a percepção do valor da excla- mação está intimamente relacio- nada ao contexto de uso, que, no caso, será dado pela subjetivida- de da interpretação do leitor.

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