Vem Voar Língua Portuguesa 5º ano

95 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Manual do Professor A vírgula pode ser utilizada para isolar na frase explicações sobre um ter- mo do texto. O travessão pode ser usado para intercalar no texto frases intei- ras que comuniquem explicações, reflexões, advertências, opiniões, etc. Estes dois sinais de pontuação ajudam a organizar as informações no texto. 2 Releia outro trecho da crônica. Havia um caracol da Polinésia, um caracol de árvore, e nenhum outro. a) Que tipo de caracol é o caracol da Polinésia? Um caracol de árvore. b) Pinte os sinais de pontuação da frase. Que sinais foram utilizados? Vírgulas e ponto final. c) Por que você acha que as vírgulas foram empregadas nesse trecho? Para indicar o término de uma ideia. Para separar termos que indicam a quem uma fala está sendo dirigida. X Para isolar, na frase, uma explicação sobre um termo apresentado anteriormente. 3 Leia o trecho a seguir e observe o uso dos travessões. Seguramente ele era muito bem tratado no Zoológico, comida não havia de lhe fal- tar — o que come, comia, um caracol da Polinésia? — e de dia e de noite estava livre de predadores. Seus antepassados, talvez ele mesmo na infância, tinham tido que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em companhia. Quando um deles era es- magado — quantos caracóis são esmagados mesmo na Polinésia! — outros lamentavam sua sorte. Quando um deles se atrasava em sua marcha — é tão fácil a um caracol se atrasar — outros esperavam por ele. a) No trecho anterior, os travessões foram utilizados para: indicar o início da fala de um personagem. X intercalar frases em outras frases do texto. b) Podemos dizer que esses trechos entre travessões apresentam: X reflexões e comentários da cronista sobre o que é contado. informações científicas que justificam os fatos apresentados. 95 Atividade 2 • Acompanhe a resolução da ativi- dade e verifique se os alunos re- conhecem o uso da vírgula para isolar o aposto ou qualquer ele- mento com valor explicativo. Não é o momento de cobrar nomencla- turas, mas sim de levá-los a ob- servar esse uso, a fim de que co- mecem a reconhecer, nos textos lidos e nos que ainda lerão, essa função da vírgula e possam iden- tificar a que termo a explicação isolada por esse sinal de pontua- ção faz referência.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=