Vem Voar Língua Portuguesa 5º ano

96 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Manual do Professor MEUS TEXTOS Declamaç‹o Neste capítulo você produziu um poema. Agora, você e os colegas terão a oportu- nidade de apresentar os poemas para a comunidade escolar e para os familiares. Acompanhem as etapas a seguir e boa apresentação! Planejamento 1. Combinem o local, a data e a hora do evento. 2. Organizem um programa do evento. Preencham o nome completo dos partici- pantes e o título dos poemas que serão declamados. 3. Definam a ordem das apresentações. 4. Se acharem interessante, escolham músicas para serem tocadas no evento entre uma apresentação e outra, ou mesmo durante as apresentações, nesse caso, como fundo musical. 5. Convidem os familiares e a comunidade escolar. Ensaio 1. Defina se, na apresentação, você prefere ler o poema ou declamá-lo de memória. 2. Retome o poema que você escreveu e releia-o. Pinte de cores diferentes as palavras ou sílabas que ajudam a dar mais expressão a ele. 3. Durante os ensaios em classe, auxilie os colegas fazen- do comentários sobre a apresentação deles, destacan- do os pontos positivos e dando dicas sobre o que pode ser melhorado. Ouça as opiniões deles também. 4. Se forem utilizar recursos musicais durante a apresentação, é importante que eles também façam parte dos ensaios. 5. Ensaie também em casa: leia o po- ema algumas vezes em voz alta, prestando atenção ao tom de voz e à pronúncia das palavras. Isso é muito importante para que to- dos possam ouvir e entender a sua declamação. Kau Bispo/Arquivo da editora 96 Habilidades em foco (p. 96-97) EF05LP01 EF35LP05 EF35LP14 EF35LP15 Orientações didáticas Planejamento • Se possível, projete vídeos de pessoas declamando poemas. Se houver algum poeta na região, é interessante convidá-lo a decla- mar poemas aos alunos. Essas ações são importantes para for- mar o repertório dos alunos sobre declamação de poemas. • O livro Arca de Noé , de Vinicius de Moraes, contém muitos poe- mas que podem ser trabalhados em sala. Outros livros que tam- bém podem fazer parte do acer- vo de consulta e leitura são De- zenove poemas desengonça- dos , de Ricardo Azevedo; Poe- mas para brincar , de José Paulo Paes; Classificados poéticos , de Roseana Murray. • Defina com os alunos o público que assistirá à declamação: pais ou responsáveis, funcionários da escola, alunos de outras turmas, etc. e planeje com eles como se- rá feito o convite. • Descubra se há um voluntário na turma que gostaria de se respon- sabilizar pela execução das mú- sicas. Se houver alunos que to- quem instrumentos musicais, a apresentação deles enriquecerá o evento. Ensaio • Apresentar-se publicamente po- de intimidar alguns alunos; por isso, ensaiar com eles trará mais confiança no momento da apre- sentação. Dedique alguns dias da semana para o ensaio. • Trabalhe os poemas individual- mente. Peça aos alunos que fa- çam a leitura deles, destacando as palavras que imprimem mais ritmo e musicalidade. • Auxilie-os a pintar as palavras ou sílabas que apresentam mais rit- mo e melodia. • Se possível, passe para os alunos o vídeo da canção Pé com pé , do grupo Palavra Cantada, e promova uma conversa sobre a expressividade corporal e a musicalidade das palavras. • Oriente a turma a organizar o repertório e sugira o uso de recursos como instrumentos ou ex- pressão corporal para marcar o ritmo. • Se na apresentação for necessária a amplificação do som, convém treinar os alunos a usar o mi- crofone, que preferencialmente deve ser de pedestal, para que tenham liberdade de expressão.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=