Documento orientador pedagógico para os coordenadores

16 A função desempenhada por você, Coordenador Pedagógico, é de fundamental importância para os processos de ensino e de aprendizagem. Você é o elemento mediador entre currículo, alunos e professores, além de ser a peça-chave na articulação do trabalho pedagógico e na formação continuada dos professores. Dessa forma, como mediador do fazer pedagógico, sua responsabilidade é estabelecer o equilíbrio entre as propostas de ensino e as reais necessidades de aprendizagens dos alunos, além de administrar as relações interpessoais de docentes e discentes. Já como articulador, cabe a você desenvolver na escola um trabalho de cunho coletivo e colaborativo, objetivando o cumprimento de metas e objetivos comuns. No papel de formador, lhe compete oferecer suporte técnico-pedagógico para que o professor possa aprofundar seus conhecimentos em sua área de atuação. Ao coordenar o processo educativo, suas atitudes devem ser criativas e inovadoras e seu conhecimento teórico amplo e sólido, pois para acompanhar e orientar o trabalho pedagógico é preciso estar sempre atualizado e preparado para mudanças, introduzir no ambiente escolar novas práticas para os processos de ensino e de aprendizagem. Com tantas frentes de trabalho, seu grande desafio é não limitar a atuação profissional na escola em “apagar incêndios”. Sabemos da urgência dos assuntos cotidianos, mas se faz necessário pensar em ações emmédio e longo prazos para atender ao Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar. Assim, como organizar suas tarefas de forma a auxiliar os professores na construção e execução do planejamento das aulas, acompanhar as aulas e realizar devolutivas desses acompanhamentos, organizar avaliações paralelas e desenvolver projetos na escola? A resposta é estabelecer uma rotina de trabalho. Chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido e sem pendências é algo possível se você seguir uma rotina de trabalho, levando em consideração alguns passos. Veja como é possível organizar a rotina, com as indicações no quadro ao lado. Ao organizar uma rotina de trabalho é necessário garantir frentes de atuação, como: o planejamento e a execução de reuniões formativas, o acompanhamento pedagógico em sala de aula e os feedbacks das observações, além da gestão da aprendizagem dos alunos. Para tanto, planejar e realizar momentos formativos com os professores é de fundamental importância. Esses momentos devem ser recheados de leituras, reflexões e, principalmente, de tematizações da prática, as quais consistem na análise de atividades didáticas da sala de aula e sua inter-relação com a teoria, o que ajuda na percepção e no desenvolvimento de intervenções durante o processo de ensino e de aprendizagem. São três os aspectos a estudar: a natureza dos conteúdos, os processos pelos quais os alunos aprendem e os procedimentos usados pelo professor. PRIMEIRO PASSO Divida as horas de trabalho diário em períodos. É essencial criar uma programação, assim você tem mais chances de conseguir cumprir as tarefas, evitando sobrecargas ou rotinas desnecessárias de trabalho. SEGUNDO PASSO Liste as atividades cotidianas, você precisa ter clareza das suas atribuições e das necessidades dos professores. TERCEIRO PASSO Estabeleça combinados com os gestores, é muito importante a parceria entre coordenador pedagógico, vice-diretor e diretor escolar, de modo que você possa desenvolver o seu papel pedagógico e formativo. m

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