Documento orientador pedagógico para os coordenadores

17 Só será possível auxiliar e formar os professores se você conhecer a realidade da sala de aula, acompanhar, realizar registros e dar devolutivas para as boas situações de aprendizagem, como também, daquelas que precisam de ajustes. Agende previamente com o professor as observações de sala, acompanhe periodicamente os cadernos e portfólios dos alunos, a rotina e o planejamento do professor. Organize planilhas para registrar o que observou, as orientações que deu aos professores, as dificuldades e os avanços constatados, assim, você não correrá o risco de esquecer algo. Após cada acompanhamento de aula, dê o feedback (a devolutiva) ao professor. Com os dados levantados, será possível mapear a escola e elencar as prioridades para estabelecer uma sequência de ações formativas, além de um plano de ação para solucionar as demandas identificadas. Se o que foi observado for específico, você deverá conversar individualmente com o professor, mas, caso seja recorrente, aborde o tema no coletivo, em reuniões formativas, pois a troca de experiências e o estudo da teoria favorecem a aprendizagem do grupo. Como vimos, sua função é repleta de desafios que exigem dedicação e paciência, mas é possível suavizar seu dia a dia. Organize sua rotina de trabalho, estabelecendo dias e horários para cada atividade. Lembre-se de que você precisa reservar semanalmente momentos para: atender pais e ou responsáveis para deliberar sobre assuntos pedagógicos; atender individualmente os professores; providenciar documentos da área pedagógica; observar as aulas dos professores; acompanhar os processos de ensino e de aprendizagem a partir de portfólios, semanários e cadernos; estudar para realizar formações; fazer devolutivas aos professores, de acordo com o que foi observado nas aulas das aulas, na análise dos portfólios e dos cadernos de alunos; organizar registros; realizar reuniões com os gestores da escola. É importante, ao elaborar sua rotina de trabalho, que a mesma fique exposta em sua sala, ou ainda, na sala dos professores, para que todos possam conhecê-la e acompanhá-la. Seja rigoroso com os seus horários, pois no dia a dia da escola é comum a perda de foco, visto a quantidade de solicitações feitas a você. Se você ainda não tem uma rotina estabelecida, vamos ajudá-lo a elaborar uma. A seguir, daremos uma sugestão de rotina que pode ser adequada de acordo com suas necessidades. A tematização da prática é uma ferramenta importante que pode ser utilizada por você, coordenador, para realizar boas reflexões com os professores. Para saber mais, sugerimos a leitura do livro “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, das autoras Ana Sanchez e Telma Weisz, publicado pela Editora Ática.

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